Funcionalidade hostmasking de utilizador
This KB article is available in the following languages: English | Arabic | German | Malaysian

=== Quando isto acontecerá? ===

A DALnet está a fazer uma distribuição faseada de máscara de anfitrião de utilizador, o que significa que apenas um número limitado de servidores (e utilizadores) terão máscara de anfitrião de utilizador ativada para iniciar. Todos os utilizadores em todos os servidores poderão *ver* as máscaras de host em uso, mas apenas os utilizadores nos servidores habilitados poderão definir/remover a máscara de host no início.

Servidores atuais habilitados para máscara de host do utilizador:
serenity.fl.us.dal.net
istana.il.us.dal.net

À medida que o teste avança, continuaremos a habilitar a máscara de host em mais e mais servidores até que todos os servidores estejam habilitados. Esperamos que o lançamento completo demore cerca de 2 semanas, aproximadamente.

=== Como funciona? ===

Quando um utilizador se conecta a um servidor habilitado para máscara de host, ele será definido automaticamente como modo de utilizador +H, que mostra o seu nome de host mascarado.

Por exemplo, um utilizador que se conecta com o host 10-23-23-116.server.myisp.net seria visível para os outros utilizadores como bdc7-7c7a-9179-7486-6846.server.myisp.net. Um utilizador que se conecta com o endereço IP 10.20.17.4 seria visível para os outros utilizadores como f0c6-d3de-b094-6eeb-5c7.20.10.ip.

Estamos a utilizar um algoritmo de hash, portanto, o mesmo host ou IP sempre será mascarado para o mesmo resultado, mesmo que o utilizador se reconecte. O nome de host mascarado não pode ser alterado pelos utilizadores e os utilizadores não podem solicitar uma máscara de host personalizada.

Quando +H estiver ativado, o nome do host mascarado aparecerá em /whois, em entradas/saídas de canal e em quaisquer outros lugares em que um nome de host seja mostrado no ircd ou nos serviços.

/who mostrará o host em uso no momento; se o utilizador estiver +H, mostrará o host mascarado, caso contrário, mostrará o host real.

O utilizador tem a opção de definir o modo de utilizador -H para mostrar o seu nome de host ou IP real. Para definir ou remover o modo de utilizador H, o utilizador não deve estar em nenhum canal. Isso mantém as listas de canais do lado do cliente sincronizadas. Há um limite de 2 mudanças no modo de utilizador H em 5 minutos como medida de mitigação de floods.

Os Operadores de IRC poderão ver o hostname real e o IP real, mesmo se um utilizador tiver a máscara de host ativada.


=== E quanto a evasão de bans? ===
Qualquer recurso de ircd ou serviços que suportem uma máscara de endereço (listas de acesso, bans, listas de isenção, listas de convites, máscaras HOP/VOP/AOP/SOP, AKILLs, etc.) aceitarão quer o nome de host real, o nome de host mascarado ou o IP real e será aplicado independentemente do utilizador ter +H ou -H.

Por exemplo, pode-se banir o utilizador acima com *!*@10*.server.myisp.net ou *!*@10.23.* e o ban ainda será efetivo mesmo se o utilizador estiver mascarado. Os nossos sistemas verificarão a máscara de endereço em relação ao nome do host real, o nome do host mascarado e o IP real.


=== Existem casos especiais? ===
Os nomes de host que consistam em apenas um label e um TLD serão sempre mascarados como um endereço IP. Por exemplo, se o nome de host real de alguém for "example.com", esse utilizador será mascarado como "HASH.#.#.ip" porque mascarar como "HASH.com" seria muito permissivo.

Se um nome de host com hash exceder os 63 caracteres, retornaremos ao hostmasking do endereço IP. Numa versão futura, o limite do nome do host será aumentado para 255 caracteres.
KB #454
Category: Translated FAQs
Added by: Master_Of_Chaos
Added on: 30/08/2022 18:09
Last updated by: Fredfred
Last updated on: 30/08/2022 18:15
Attachments
File Size
*** None ***
User Account Login
Chat Now
:
:
Thanks for flying DALnet!
Tip of the day
For IRC Operator assistance, join #OperHelp